"Imersos há alguns anos neste universo de imagens produzido pelos mídias raramente nos damos conta do quanto elas se impõem à nossa percepção do real, interceptando-a e transformando-a em suas bases.
A pintura de Alvaro Vaz pode ser lida dentro desta situação transformada que, operando com uma percepção do mundo ao mesmo tempo imediata (que vê o mundo através dos sentidos) e mediada (que vê o mundo através dos mídias), gera uma sensibilidade outra.
Suas pinturas são paisagens e naturezas-mortas captadas diretamente pelo artista: os ferros-velhos de S. Amaro, o lixo das ruas, os entulhos dos lugares onde pinta. Seriam paisagens de matriz convencionalmente naturalista com uma certa carga expressiva se, impregnando cada pintura, não surgisse aqui e ali a realidade criada pelos mídias.
Daí as sucatas se transformando em desenhos animados; daí a lata de lixo dos seriados de TV se impondo à lixeira da rua. . . Daí a força do simulacro se impondo à captação tradicional da realidade.
Operando com formas de efeito da percepção artística e com essas aparências geradas pelos mídias que de alguma maneira são a banalização da primeira, Vaz assim inicia seu trajeto na arte, como mais um dos novos primitivos desta outra sensibilidade que cada vez mais se afirma em nosso ambiente neste final de século".
Tadeu Chiarelli
VAZ, Alvaro. Alvaro Vaz: pinturas. São Paulo: Itaugaleria, 1990. folha dobrada il. p&b.
“Alvaro Vaz apresenta desenhos e pinturas em sua Segunda mostra individual que se realiza em Goiânia.
Alvaro tem 25 anos e aos 17 iniciou sua trajetória artística aprofundando-se em atos que geram processos criadores, desenvolvendo pesquisas sobre arte contemporânea e elementos constitutivos de uma expressão própria.
Nos trabalhos de 1985 essas preocupações aparecem através de formas, luzes, cores e volumes. A partir de 1987, o artista introduz a temática em sua obra, gerando um conjunto de pinturas que amplia a questão inicial sobre voluminosidade.
Nos desenhos de 1988 e 1989, presentes nessa exposição, vemos formas cujos valores em si são diferentes mas que, no seu conjunto, propõem uma regularidade modular e um deslocamento do centro perceptivo, ora constituindo-se como “fundo”, ora como “figura”. A pintura que segue dessas reflexões mostra uma fragmentação mais velada, onde os espaços interpenetram-se formando figuras e figuras que por sua vez, já sofreram uma grande abstração.
Essa exposição também reúne desenhos de 1990 que transformam-se em novas resoluções: o trabalho que partiu de figuras complexas e de perfis de seres diversos, simplificam-se. Os desenhos e pinturas mais recentes mostram uma construção de formas múltiplas correlacionadas de vários modos e desvinculada da discussão “fundo-figura”.
Com essas obras, Alvaro coloca-nos questões sobre o pensar fazer-arte como um processo de correlações com atos de conhecimento.
Acha, por isso mesmo, impossível de encontrar hoje uma definição para seu trabalho. Esse alicerça-se na sua própria trajetória.
Desse modo, o artista quer sempre poder revê-la, compreender os reflexos de suas vivências no trabalho e, principalmente, poder pensá-lo como uma história da arte que influencia a expressão contemporânea.”
Carmem S. G. ARANHA
IN: VAZ Alvaro. Convite para exposição. Alvaro Vaz: “Pinturas – Desenhos – Figuras” Itaúgaleria. Goiânia GO: 31/05/1990. Folha dobrada il. p&b.
“Alvaro Vaz está apresentando seus trabalhos em Americana. Esta é sua primeira exposição individual e reune obras de 1987 a 1990, período no qual o artista ingressa em uma nova expressividade.
Alvaro tem 25 anos e aos 17 inicia sua trajetória artística com o desenho e a pintura. Estuda-os como atos em si, aprofunda-se em pesquisas sobre a arte contemporânea, suas técnicas e materialidades diversas. Este momento do artista reflete-se no trabalho de vários modos, principalmente gerando atitudes que levam-no a um estudo sobre os elementos constitutivos da expressão plástica. Já em 1985 estas preocupações aparecem em suas obras. Vemos, então, uma espacialização de formas, luzes e cores que geram voluminosidades diversas. Mas é em 1997 que Alvaro da uma direção ao seu trabalho, introduzindo a tematização. A partir daí, o artista inicia um estudo sistemático sobre o tema que emerge através de uma imagem dos restos de uma civilização.
Vemos nos trabalhos desta exposição um conjunto de obras do percurso do artista por estas idéias.
Os elementos reapresentam montes de areia, cimento, objetos que se dissolvem e formam massas. Em determinados momentos, os elementos usados agregam-se por afinidade, contróem máquinas, espalham-se e organizam-se em diferentes horizontes.
Esta tematização amplia a discussào plástica inicial do artista sobre a criação de uma grande voluminosidade.
Nos trabalhos de 1989 vemos uma menor nomeação e uma maior abstração que, segundo Paul Klee, indicam o caminho natural da expressão de um conhecimento criador.
Em suas reflexões sobre a trajetória traçada com estas obras ora apresentadas, Alvaro afirma não pretender contudo nenhuma definição. Pelo contrário, gostaria de construí-la novamente em outra intensidade, para que estes três anos troxessem em si mesmo o movimento de constante retorno aos atos que a originaram.
O trabalho de Alvaro Vaz nos mostra a possibilidade de se pensar arte como um processo de pesquisa, onde o conhecimento que surge desta experiência é vivência e ao mesmo tempo reflexão.
Carmem S. G. ARANHA
Convite para exposição “Objeto Imagem” no MACA, Museu de Arte Contemporânea de Americana. Americana SP: 09/04/1990
2008 Bahia Forte Imóveis - Praia do Forte - BA
2007 Stettler Studio Art - Galeria de Decoração - São Paulo - SP
2006 Sesc Santo Amaro - São Paulo - SP
2003 Central das Artes - São Paulo - SP
2000 K. O. K. O's III Loungetterie - São Paulo SP
1997 Lollapalooza Art Bar Café - São Paulo SP
1994 Gabinete 144 - São Paulo SP
Galeria Centro Cultural UFMG - Belo Horizonte MG
Minas Tênis Clube. Galeria de Arte - Belo Horizonte MG
1990 IItaú Galeria - São Paulo - SP
Itaú Galeria - Goiânia - GO
Maca - Museu de Arte Contemporânea de Americana - SP
2003 Bazar Suíço - Escola Suíço-Brasileira de São Paulo - SP
2001 Escola Suíço Brasileira de São Paulo - SP
2000
1998 10ª Semana de Arte da Poli. Escola Politécnica da USP - São Paulo - SP
1996 Artmosfera Projeto de Artes, Música e Teatro. Rua Fidalga - São Paulo - SP
1995 11º Prêmio Gunther de Pintura 1995 - São Paulo - SP
1993 50º Salão Paranaense - Curitiba - PR
1992 20º Salão de Arte Contemporânea de Santo André. Paço Municipal - Santo André SP
1989 VII Salão Paulista de Arte Contemporânea - São Paulo - SP
17o Salão de Arte Contemporânea de Santo André - SP
XVI Salão de Arte Jovem C.C.B.E.U. de Santos - SP
V Salão Universitário de Artes Plásticas da Faculdade
Santa Marcelina - São Paulo - SP
MENÇÃO HONROSA
XXI Mostra Anual de Artes Plásticas da FAAP
Museu de Arte Brasileira - São Paulo - SP
PRÊMIO BOLSA DE ESTUDOS
1988 VI Salão Paulista de Arte Contemporânea - São Paulo - SP
20o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - MG
16o Salão de Arte Contemporânea de Santo André - SP
XX Mostra Anual de Artes Plásticas da FAAP
Museu de Arte Brasileira - São Paulo - SP
IV Salão Universitário de Artes Plásticas da Faculdade
Santa Marcelina - São Paulo - SP
PRÊMIO CASA DO ARTISTA PARA DESENHO
1987 1987 V Salão Paulista de Arte Contemporânea - São Paulo - SP
19o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - MG
Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco - Recife - PE
III Salão de Arte Contemporânea de Americana - SP
PRÊMIO AQUISIÇÃO EM PINTURA
XVI Salão de Arte Contemporânea de Limeira - SP
XIX Mostra Anual de Artes Plásticas da FAAP
Museu de Arte Brasileira - São Paulo - SP
PRÊMIO BOLSA DE ESTUDOS
Mostra “Pinte São Paulo" Acrilex
MASP Museu de Arte de São Paulo - SP
Nome Completo: Alvaro Eduardo de Moura Vaz da Silva
Nascimento: 23/11/1964 - São Paulo - SP
REFERÊNCIA
Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais
OBJETIVO
Ministrar aulas, oficinas e ou projetos educacionais de Artes Visuais.
FORMAÇÃO
Pós Graduação: Design Gráfico
Especialização Latu Sensu
Faculdade SENAC de Comunicação e Artes
Lapa - São Paulo - SP
2004
Graduação: Artista Plástico
Habilitação Plena em Educação Artística
FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado
Pacaembú - São Paulo - SP
1989
QUALIFICAÇÕES
- Especialização em aulas de Desenho, Pintura e Expressão Visual.
- Ministrar cursos e aulas de História da Arte, Escultura, Teatro, Fotografia, Design, Animação, Vídeo e Trabalhos manuais.
- Coordenação educacional.
- Orientação e criação de pintura, decoração e mosaico em painéis e murais.
- Criação e montagem de cenários, vitrines, exposições e intervenções urbanas.
REALIZAÇÕES
Coordenação de Cursos
Coordenação pedagógica e administrativa da equipe de professores de cursos extracurriculares da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, ESBSP.
Implementação de cursos terceirizados: Tênis, Patinação, Balé e Cheerleaders em parceria com a Rent a Pró; Robótica com a e-Robótica; Teatro de bonecos em alemão com a Oficina de Arte Casa dos Bonecos.
Implantação de cursos oferecidos por professores da ESBSP; em Alemão: Culinária, Tricô de Dedo e Raciocínio Lógico, em Inglês: Educação de Liderança Outdoor, em Português: Orientação Profissional e Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM.
Reestruturação do curso de teatro em parceria com a Cia Paidéia de Teatro.
Coordenação de Área
Liderança da equipe de professores de Arte da ESBSP. Introdução e acompanhamento do trabalho de novos professores, dois brasileiros e dois estrangeiros.
Criação e realização de atividades de enfoque curricular na área de Arte, em parceria com outras áreas de conhecimento; Matemática, Geometria, História, Ciências, Línguas e Educação Física.
Criação e realização da Mostra Anual de Arte e Música.
Professor de Arte
Participação na implantação do programa CAS IB na ESBSP - Creativity, Action and Service / International Baccalaureate.
Participação na implantação do programa MYP na ESBSP - Middle Years Programme.'
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2013 Professor de Artes
Colégio Benjamin Constant
Vila Mariana - São Paulo - SP
2013 Professor de Arte
Nova Escola
Vila Mascote - São Paulo - SP
2011 Coordenador de Cursos Extracurriculares
2008 Coordenação de Área - Arte EF2 e EM
Escola Suíço-Brasileira de São Paulo
2011 Professor de Artes
1995 Escola Suíço-Brasileira de São Paulo
Alto da Boa Vista - Santo Amaro - São Paulo - SP
1999 Orientador de oficina de pintura (voluntário)
Centro Educacional e Esportivo Joerg Bruder
Santo Amaro – São Paulo – SP
1997 Professor de Artes
1994 Colégio Ítaca – Sociedade Civil Anima Ltda.
Butantã – São Paulo – SP
1994 Monitor na XXII Bienal Internacional de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ibirapuera - São Paulo – SP
1992 Professor de Artes
1990 EE – Ministro Salgado Filho
Vila Joaniza - São Paulo – SP
QUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
INFORMÁTICA Pacote Office – CorelDRAW – Photoshop – Movie Maker – iMovie
INGLÊS Básico
CURSOS
2013 Work Shop - O Processo Criativo – Pensamento Criativo e Conceitualização, módulos
1, 2 e 3.
Instituto Tomie Ohtake – SP
2011 Vídeo Experimental
Instituto Tomie Ohtake - SP
2009 História da Arte Moderna e Contemporânea
MuBE Museu Brasileiro de Escultura - SP
2008 Curso de Capacitação em Educação para Saúde Psicossocial
2007 Escola Suíço-Brasileira de São Paulo
2005 Seminário - Ações Singulares
O Ensino da Arte e a Contemporaneidade
Instituto Tomie Ohtake - SP
2001 Photoshop Básico
Centro de comunicação e artes SENAC – Lapa - SP
1994 A Compreensão e o Prazer da Arte Além da Tecnologia
O Computador e a Criação Artística
SESC Vila Mariana - SP
1999 MYP (Middle Years Programme) Design Technology Workshop
Graded School - SP
1999 Inglês
Cel Lep - Centro de ensino de línguas - Brooklin - SP
1994 Curso preparatório para monitoria da 22a Bienal Internacional de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo - SP
1994 As Vanguardas e o Século XX
MAC - Museu de Arte Contemporânea - SP
1993 2o Módulo do Curso de Pós Graduação em História da Arte
Do Gótico através do Barroco ao Neo Clássico na Europa
CENAP - Centro Superior de Aperfeiçoamento Profissional
FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado – SP